Novos hábitos na Europa parte 1


 Pelas ruas existem milhares de cafeterias vulgo cafés, acho que deve ser o maior hábito dos portugueses o famoso cafezinho, a maioria delas servem lanches, almoços, tostas ( Tipo misto quente e de vários sabores ), sopas. O que não nos acostumamos comer são os salgados ou folheados, pois é raríssimo ter uma vitrine quente e tudo fica no balcão gelado, os Portugueses mesmo nem ligam, mas pra nós é loucura comer um pastel de natas ou uma coxinha gelados.
Já incorporado aos costumes aderimos ao cafezinho com o pastel de natas, adoramos uma cafeteria em especial, The World Needs Nata só o nome já é sensacional, e tem vários espalhados pela Europa, são especialistas em pasteis de nata, esses sim estão sempre fresquinhos e quentinhos simplesmente divinos.
 Sempre achei que as padarias eram de origem Portuguesa, só que aqui não vi nada ainda, pelo menos o nosso conceito de padaria não é comum. Tenho outra queixa, porquê não fazem nosso pão francês? Aff faz uma falta! por aqui tem o "brasileiro", a massa é diferente os pães são mais pesados, gostosos, mas nada se compara ao pão francês quentinho e crocante brasileiro. Pão Francês/Brasileiro é ótimo!! rsrsrs





Nos restaurantes não pagamos 10% pelo serviço e os funcionários não esperam pela gorjeta, ou seja não ficam chateados se você não der, é claro que muitos turistas dão um agrado mas não faz com que todos se sintam na obrigação de fazer.
Na pegada dos restaurantes, o acompanhamento principal para qualquer prato por aqui é a batata frita, palito ou chips fresquinha, não vemos batata assada, rostie ou soutê. Se gostam de almoçar fora nos fins de semana é bom acordar mais cedo, pois a maioria fecha as 15:00hs e retornam as 19:00 hs para o jantar.

Cerveja estupidamente gelada só em casa, no verão então é desesperador, eles são acostumados à consumir em temperatura fria e não gelada, e as bebidas na maioria são resfriadas nos balcões, poucos estabelecimentos tem cervejeira, a Imperial (Chopp) fica mais fresca (fria) mas não gelada como gostamos. Falando de bebidas, por aqui uma imensa variedade de vinhos, deliciosos e baratíssimos. Adoro um rosê que custa 1,75 EUR, os tintos variam, tem de todos os preços com 7 EUR compramos um super vinho, para quem gosta de espumantes tem que ir com calma, o preço do Freixenet Cava é de 6,75 EUR!!!
Nos restaurantes é comum pedir o vinho da casa ou Sangria, tem a especial de frutos vermelhos que é Maravilhosa. 


                                


Muito da nossa culinária tem por aqui, não em qualquer lugar mas existem mercados com uma grande variedade de produtos brasileiros. Sempre tenho farinha de mandioca, já comprei palmito, pão de queijo, faço feijão preto toda semana e não compro enlatado, já vi açai. 
Com essa onda de brasileiros, sempre encontramos alguma coisa que lembre a nossa terra, tem um restaurante em Cascais que serve pastel de vento, salgadinhos bem brasileiros e é bem gostoso, brigadeiro também é bem fácil de achar, tem em alguns cafés.

Vou falar dos mercados e compras mais pra frente, porque é um tema que rende muito assunto!




Comentários